Recebendo o diagnóstico

Diabetes tipo 2

As notícias falsas

Logotipo Roche Equipe Roche
Ícone de calendario
Capa As notícias falsas

Vivemos em um mundo no qual a informação é muito importante e muito compartilhada entre as pessoas. Porém, às vezes as informações circulam sem nenhuma confirmação de veracidade e assim surgem as “fake news”. Abaixo estão algumas situações [1]:

Comer muito açúcar causa Diabetes

Isso é fake, o consumo excessivo de açúcar não é saudável para qualquer pessoa, mas isso não significa que irá ocasionar a doença.

O diabético não pode comer doces e nem ingerir bebida alcoólica

Mentira, você pode comer O QUE QUISER, contanto que esteja controlando o seu diabetes da forma correta.

Apenas o Diabetes Tipo 2 é considerado grave

FAKE! Qualquer doença pode se tornar grave caso seja diagnosticada de maneira tardia ou caso não seja controlada adequadamente.

Existe cura para diabetes

Por enquanto, não há cura para o diabetes. Existe apenas o controle da doença, e o bom controle evita complicações.

O tratamento do diabetes envolve apenas medicamentos e dieta

FAKE NEWS! O tratamento fundamental do diabetes é a dieta e insulina, no caso do tipo 2. Porém, a mudança de hábitos de vida, como incluir uma atividade física regular, evitar tabagismo e etilismo auxiliam no tratamento.

Mulheres com diabetes não devem engravidar

Mentira, as mulheres que possuem diabetes podem engravidar SIM, porém, o cuidado deve ser mais rigoroso, consulte o seu médico para mais informações.

Neste vídeo, convidamos a Brenda Cartaxo, paciente de diabetes do tipo 2 e educadora de diabetes da Roche para falar um pouco sobre sua vida antes e depois do diagnóstico e de como é ter DM1 e ser mãe.

[1] VARELLA, Dr. Drauzio. Dr. Drauzio responde dúvidas sobre diabetes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3j_mHeAJQJg. Acesso em: 22 jan. 2022.