Cuidados
O histórico de diabetes gestacional é um importante fator de risco para desenvolvimento de Diabetes Tipo 2. É importante que a mãe siga alguns cuidados. [1]
- Para todas as gestantes sem diagnóstico de Diabetes antes da gestação, independentemente da presença de fatores de risco, É RECOMENDADO que a investigação seja feita entre a 24ª e 28ª semana de gestação, através da realização de um Teste oral de tolerância à glicose.
- Aproximadamente seis semanas após o parto, a mãe deve realizar um novo teste oral de tolerância à glicose, sem estar em uso de medicamentos.
- Uma ótima notícia é que o aleitamento materno pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes após o parto.
- A alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas completam essa ‘fórmula infalível’. Sempre consulte o seu médico para saber quais os tipos de exercícios você pode realizar e para individualizar a sua dieta.
- Sempre lembrar que existe uma pessoa dentro de você que sente as suas dores. Portanto é sempre importante, além de cuidar da sua saúde, fazer exames periódicos para saber como está a saúde do bebê.
[1] MEIRA, Dr. Paulo. Diabetes para o paciente. Disponível em: https://www.paulomeira.com.br/2020/11/21/diabetes-para-o-paciente/
Acesso em: 03 fev. 2022.