Automonitorização, o que é?
O automonitoramento da glicose no sangue é o processo de teste do açúcar no sangue em qualquer ambiente, seja dentro ou fora de casa. Os testes frequentes ajudam a entender como os níveis de açúcar no sangue variam durante o dia, para que o tratamento possa ser ajustado e personalizado.
Você, com diabetes gestacional, precisa verificar seus níveis de glicose no sangue regularmente para controlar o seu tratamento (se utiliza insulina) e a sua condição. É RECOMENDADO o automonitoramento diário da glicemia capilar até o parto. Se está em tratamento não farmacológico deve realizar os testes em jejum, uma hora após café, uma hora após almoço e uma hora após jantar. Gestantes em tratamento farmacológico devem realizar em jejum, uma hora após café, antes do almoço, uma hora após almoço, antes do jantar e uma hora após jantar.
De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas com diabetes tipo 1 podem fazer a glicemia de “ponta de dedo” 3 a 4 vezes ao dia e em horários em que há maior descontrole glicêmico; essas medidas incluem uma antes (pré-prandial) e 2 horas após as refeições (pós-prandial) e ao deitar. O teste à noite é importante para a prevenção de hipoglicemias noturnas. [1]
Monitorar a glicose no sangue (glicemia) é fundamental para acompanhar o tratamento do Diabetes e organizá-lo com relação à administração dos medicamentos, aos alimentos e por fim, mas não menos importante, à prática de atividades físicas.
[1] BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA Nº 2.583, DE 10 DE OUTUBRO DE 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt2583_10_10_2007.html. Acesso em: 01 fev. 2022.
Acompanhe nos nossos vídeos como realizar a automonitorização utilizando nossos aparelhos Accu Chek:
Accu Chek guide me e fastclix como usar:
Realizando o teste com o seu Accu Chek Active: