Diabetes tipo 2 > Prevenindo complicações

Testes para detecção da úlcera do pé diabético

Logotipo Roche Equipe Roche
Ícone de calendario
Capa Testes para detecção da úlcera do pé diabético

Quais testes são feitos para detectar a úlcera do pé diabético?

Pessoas com diabetes tipo 2 devem realizar exame anualmente, inclusive no momento do diagnóstico. A avaliação feita pelo seu médico deve incluir:

  • Teste com o monofilamento de 10g: Usando um monofilamento de 10g, o médico avalia as quatro áreas principais da superfície plantar do pé (evitando áreas de calo). Ele irá pedir que você feche os olhos e diga se sente ou não o monofilamento. O diagnóstico de neuropatia é determinado caso não sinta 1 das 4 áreas testadas.

Ele também pode pedir:

  • Toque nos dedos dos pés: O médico toca, com a ponta do dedo indicador, em 6 dedos dos pés (3 dedos de cada pé) para avaliação de quantos dedos serão sentidos. Se você não sentiu dois ou mais dos seis toques é muito provável que sua sensibilidade esteja reduzida, o que pode significar risco aumentado para ulcerações.
  • Avaliação da sensibilidade vibratória: Com os seus olhos fechados e os pés em uma superfície plana, o médico aplicará um diapasão em uma superfície do seu dedão do pé e questionará se você sente alguma vibração. O teste será positivo se você responder corretamente a, pelo menos, duas das três aplicações.
  • Avaliação do reflexo tendíneo de Aquiles com Martelo: Sentado, você deve permanecer com os pés relaxados. O médico deve fazer um golpe suave com um martelo próprio do exame sobre o tendão Aquiles. O resultado será positivo se o reflexo que você tiver for reduzido ou ausente.